terça-feira, 24 de setembro de 2013

Outra sugestão de Livro: "Teologia Bíblica do Plantio de Igrejas" de Ronaldo Lidório.

Introdução do Livro:

Neste livro desejo abordar o assunto do plantio de igrejas sob três prismas: a teologia do plantio de igrejas, os princípios e estratégias do plantio de igrejas em uma cosmovisão bíblica e, por fim, as possibilidades de um movimento de plantio de igrejas.

Bosch1 entende que a Igreja no final do primeiro século passou a ter uma clara compreensão da necessidade da ekklesia – igreja local – para o enraizamento do evangelho nas cidades, províncias e regiões mais distantes entre os gentios. Michael Green2 destaca que houve uma mudança de percepção quanto à missão evangelística da Igreja nesse período, ao perceberem que Jerusalém deveria ser o berço do evangelho e não o centro dele. Nascia o sentimento de que a Igreja de Cristo deveria se espalhar pelo mundo através de igrejas locais.

O apóstolo Paulo, mais do que qualquer outro, observou a necessidade de não apenas evangelizar as áreas distantes, mas plantar ali igrejas locais que vivam Cristo e falem do Seu Nome. Paulo usa as expressões plantar (1 Co 3.6- 9; 9.7, 10 e 11), lançar alicerces (Rm 15.20, 1 Co 3.10) e dar a luz (1 Co 4.15) ao se referir ao plantio de igrejas. Bowers defende que Paulo, ao afirmar que proclamou o evangelho de Cristo de forma completa (Rm 15.19) queria dizer que igrejas haviam sido plantadas em toda aquela região. O’Brien, concordando com Bowers, expressa que “proclamar o evangelho para Paulo não se resumia simplesmente à pregação inicial ou à colheita de alguns frutos. Incluía toda uma série de atividades ligadas ao amadurecimento e fortalecimento dos convertidos com o intuito de estabelecê-los em novas igrejas locais”.

Apesar da missão da Igreja, sua Vox Clamantis, não ter sido a ênfase da Reforma Protestante, certamente herdamos desse período a clara preocupação com a Palavra e convicção de que somente através dela a Igreja de Cristo se enraizará entre um povo ou em uma cidade. João Calvino enfatizava que “... onde quer que vejamos a Palavra de Deus pregada e ouvida em toda a sua pureza... não há dúvida de que existe ali uma Igreja de Deus3”. 

O próprio termo para igreja no Novo Testamento - ekklesia - é composto pela preposição ek (para fora de) e a raiz kaleo (chamar) que, literalmente, poderia ser traduzido por “chamada para fora de”, dando-nos a ideia de uma comunidade dinâmica, crescente, local, não enraizada em si mesma ou com uma missão puramente interna. Obviamente, o termo também está ligado à “agrupamento de indivíduos” e, de certa forma, à “instituição”, porém adquire o conceito de “comunidade dos santos” e, fora Mateus 16.18 e 18.17, está ausente dos evangelhos aparecendo, contudo, 23 vezes em Atos e mais de 100 vezes em todo o Novo Testamento.

Creio que não há forma mais duradoura de se estabelecer o evangelho em um bairro, cidade, clã ou tribo do que plantando uma igreja local, bíblica, viva, contextualizada e missionária.  

De acordo com Van Rheenen, plantar igrejas é o ato de reproduzir comunidades de adoração que refletem o Reino de Deus no mundo através da proclamação do evangelho vivo. Donald MacGavran desenvolveu o estudo sobre crescimento de igrejas e logo depois Garrison o apresentou em forma de movimentos descritos como “um rápido e exponencial movimento de crescimento de igrejas nativas, plantando igrejas dentro de um povo específico, área ou segmento”.  

Devido à diversidade de termos e definições há algumas limitações no estudo do assunto.  

Uma destas limitações é o estigma normalmente ligado ao conceito de plantio de igrejas. É a abordagem pragmática. Como é um assunto frequentemente associado à metodologia e processo de campo – dentro de um ponto de vista pragmático – somos levados a entender e avaliar plantio de igrejas baseados mais nos resultados do que em seus fundamentos teológicos. Consequentemente, o que é bíblico e teologicamente evidente se torna menos importante do que aquilo que é funcional e pragmaticamente efetivo4. Estou convencido que todas as decisões missiológicas devem estar enraizadas em uma boa fundamentação bíblico-teológica, se desejamos ser coerentes com a expressão do mandamento de Deus (At 2.42-47).  

Uma segunda limitação ao estudar o assunto é aceitar o plantio de igrejas como sendo nada mais do que uma cadeia de soluções para as necessidades humanas. Chamarei de abordagem sociológica; essa deve ser nossa crescente preocupação por vivermos em um contexto pós-cristão, pós-moderno e hedônico. Isso ocorre quando plantadores de igrejas tomam decisões baseadas puramente na avaliação e interpretação sociológica das necessidades humanas e não nas instruções das Escrituras. Nesse caso, os assuntos culturais e carências humanas, ao invés das Escrituras, determinam e flexibilizam a teologia a ser aplicada a certo grupo ou segmento. Vicedon afirma que somente um profundo conhecimento bíblico da natureza da Igreja (Ef 1.23) irá capacitar plantadores de igrejas a terem atitudes enraizadas na Missio Dei e não na demanda da sociedade5. A defesa de um evangelho integral não deve ser confundida com o esquecimento dos fundamentos da teologia bíblica.  

Uma terceira limitação é a abordagem eclesiológica, a qual está ligada à nossa compreensão da própria natureza da Igreja. Apesar de concordar com Bosch que “não é a Igreja de Deus que tem uma missão no mundo, mas sim o Deus da missão que tem uma Igreja no mundo”, precisamos clarear o valor da Igreja em termos de identidade. Quando Dietrich Bonhoeffer escreveu que “a Igreja é Igreja apenas quando existe para outros6 creio que ele está parcialmente certo. Apesar de a Igreja possuir um papel prioritário em termos de atuação missionária, seu valor intrínseco, extramissão proclamadora, precisa ser reconhecido porque é o resultado do sacrifício de Jesus e Ele e a cruz são o centro do plano de Deus. Assim, apesar da Missão ser uma constante prioridade bíblica na vida da Igreja, não devemos definir essa Igreja apenas a partir da proclamação do evangelho sob pena de nos tornarmos extremamente funcionalistas e utilitários. Adoração, doutrina, fidelidade, santidade, unidade e comunhão são, também, importantes aspectos que compõe a identidade da Igreja. Assim sendo, a Igreja não é um mecanismo primariamente desenhado para evangelizar pessoas, mas um instrumento para glorificar a Deus (Ef 3.10) e a proclamação – evangelização - é uma de suas funções e resultado de sua existência. A ausência dessa compreensão mais ampla tem gerado igrejas que, competentemente, espalham o evangelho mesmo não o vivenciando em sua vida diária. Igrejas evidentemente missionárias, mas sem o caráter de Jesus. Bíblicas apenas em uma fatia da vida cristã.

Essa compreensão eclesiológica, porém, não diminui a responsabilidade da Igreja perante o mandamento missionário de Cristo. Não podemos subestimar nossa vocação missionária de proclamar o evangelho a tempo e fora de tempo, enquanto é dia. A proclamação, apesar de não ser a única característica procurada por Deus em Sua Igreja, é possivelmente a propriedade mais urgente e vital para o mundo em trevas. A ausência desse sentimento na vida diária da Igreja é sintoma de enfermidade crônica, espiritual e bíblica.

Tendo dito isso, devemos compreender que Deus pode ser glorificado tanto em uma cruzada evangelística com um milhão de pessoas em Acra quanto em um culto doméstico em uma pequena igreja em Hayacucho (Rm 16.25-27).  

A clara diferença entre a evangelização e o plantio de igrejas é o propósito. No primeiro tencionamos apresentar Cristo a um indivíduo que poderá guardar para si o evangelho ou anunciá-lo a outros. No segundo apresentaremos Cristo a indivíduos em uma área definida de relacionamentos que se fortalecerão em uma comunidade que será capaz de prover ensino da Palavra, ambiente para a oração, comunhão e levá-los a apresentar Jesus a outros. Igrejas plantam igrejas.  

O apóstolo Paulo, além de todas as suas iniciativas evangelísticas pessoais, jamais deixou dúvida que a estratégia para a evangelização de um povo, cidade ou bairro, seria plenamente atingida apenas através do plantio de igrejas locais bíblicas, vivas, autossustentáveis, autogovernáveis e missionárias.  

A igreja plantada mais rapidamente em todo o Novo Testamento foi plantada por Paulo em Tessalônica. Ali o apóstolo pregava a Palavra aos sábados nas sinagogas e durante a semana na praça; assim o fez durante três semanas e nasceu, então, uma igreja local. Em 1 Ts 1.5, Paulo diz que o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra (logia - palavra humana), mas, sobretudo em poder (dinamis - poder de Deus), no Espírito Santo e em plena convicção (pleroforia - convicção de que lidamos com a verdade).  

Assim, percebemos que a igreja nascera em Tessalônica pelo poder de Deus, pelo Espírito Santo e pela plena convicção. O poder de Deus manifesta o próprio Deus e Sua vontade. Sem o poder de Deus não haveria transformação de vida e sociedade. Sem o poder de Deus a Palavra não seria compreendida. Sem o poder de Deus todo o esforço para plantar igrejas seria reduzido a formulações estratégicas de ajuntamento e convencimento. O Espírito Santo é o segundo elemento relatado por Paulo no plantar da igreja em Tessalônica. Sua função é clara na conversão dos perdidos, em conduzir o homem à convicçãode que é pecador e está perdido. Em despertar nesse homem a sede pelo evangelho e atraí-lo a Jesus. Sem o Espírito podemos compreender que somos pecadores, mas somente o Espírito nos dá convicção de que estamos perdidos e necessitamos de Deus. Sem a ação do Espírito Santo a evangelização não passaria de proposta humana, explicações espirituais, palavras lançadas ao vento, sem público, sem conversões, sem atração a Cristo. A clara convicção é o terceiro elemento citado por Paulo no plantar da igreja em Tessalônica. Trata da certeza de que lidamos com a verdade. É a verdade de Deus. O plantio de igrejas é um processo profundamente associado à verdade de Deus, à Sua Palavra. Não necessitamos - ou podemos - utilizar expediente puramente humano para que igrejas sejam plantadas. O marketing, as estratégias, os métodos de comunicação e ajuntamento, a sociologia e antropologia são coadjuvantes no ato de plantar igrejas. Devemos nos ater à Palavra - sua exposição. À Cristo - proclamá-lo. Ao testemunho - evidenciar nossa experiência com Deus. 

Paulo, certamente, utilizou-se da logia, das palavras, no plantio da igreja em Tessalônica. Ele nos ensina, porém, que não foi tão somente com palavras, mas com palavras cheias do poder de Deus, usadas pelo Espírito Santo e convictas de que se lida com a verdade do Senhor, que nasceu ali uma igreja local. 

1 David Jacobus Bosch. Transforming Missions – Orbis books, 1991.  
2 Michael Green. Evangelização na Igreja Primitiva. Ed. Vida Nova, 2000. 
3 Preaching and Faith. UFT Publications, 1940. 
4 Veja John Stott.The Living God is a Missionary God. Pasadena. William Carey Library, 1981.
5 Vicedom, George F. The Mission of God. St. Louis. Concordia, 1965.
6 Em Letters and Papers from Prison. New York. Macmillan, 1953.

Este Livro me ensinou muito daquilo que vivo e prego hoje, ele é uma espécie de continuação do "Os Essenciais da Missão", que coloquei anteriormente aqui para download, além deste ainda tem outro o "Estratégias para o Plantio de igrejas", que seria a continuação deste, em breve colocarei que para que vocês tenham acesso.
Pr. Rodrygo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário